Falta de repasses do Estado ao IPSM preocupa militares

Representantes de entidades de classe reclamam das dificuldades de acesso a serviços médicos na rede conveniada.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu mais um debate, nesta quinta-feira (28/6/18), sobre os prejuízos que a falta de repasses do Governo do Estado ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) tem causado na assistência médica dos cerca de 225 mil beneficiários.
A dívida estimada com o instituto é de R$ 3 bilhões. Como a delicada situação financeira impede o IPSM de arcar com seus compromissos com estabelecimentos de saúde, diversos convênios foram encerrados na Capital e no interior.
Autor do pedido para a realização da audiência pública, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) informou que a comissão cobra desde novembro do ano passado, sem sucesso, providências com relação aos atrasos. Segundo o parlamentar, o clima no setor de segurança é de “terror”, com o parcelamento e a falta de reposição inflacionária dos salários, além das dívidas com os bancos referentes ao crédito consignado.
Assim, ainda de acordo com Sargento Rodrigues, o servidor não tem para onde correr. Sem dinheiro por não receberem seus salários em dia, eles não conseguem empréstimos nos bancos – que negativaram aqueles que obtiveram empréstimos consignados –, e nem mesmo serem atendidos em hospitais e clínicas de saúde, conforme ressaltou.
A situação é precária em todas as áreas prioritárias, complementou o deputado Bonifácio Mourão (PSDB). Com o mesmo posicionamento, o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG) ressaltou que a dívida com o IPSM é um desrespeito, ainda mais tendo em vista que o Sistema Único de Saúde (SUS), para onde é direcionada grande parte dos militares, passaria por problemas semelhantes.
Assim como os demais convidados, eles criticaram a ausência dos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, além do diretor-geral do IPSM, coronel Vinícius Santos, que foram convocados pela comissão.


Celebrando a parceria com a Citerol, sortearemos 1 conjunto do B1 entre nossos visitantes Policiais Militares. Para participar bastar preencher as informações abaixo!

* todos os campos são obrigatórios