Autorizado o concurso para soldado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Previsão 500 vagas! Apenas nível médio de escolaridade!!

APENAS NÍVEL MÉDIO DE ESCOLARIDADE!!

Foi publicado no dia 08 de junho de 2018, no Boletim Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (BGBM nº 22), a autorização para a realização de um novo concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFSd BM) Combatentes, para o preenchimento de 500 vagas.

A expectativa é de que a FUNDEP seja a banca responsável pelo concurso público, como vem ocorrendo nos últimos anos, inclusive no último concurso para soldado que ocorreu no ano de 2016, edital CBMMG nº 03 de 03 de novembro de 2015. Na ocasião foram oferecidas 530 vagas, sendo 500 para soldados combatentes e 30 para soldados especialistas, sendo 10% das vagas destinadas às candidatas do sexo feminino.

O vencimento inicial do soldado de 2ª classe (Soldado aluno) é de R$ 3.506,40 (três mil, quinhentos e seis reais e quarenta centavos) e após formado o salário passa a ser de R$ 4.098,42 (quatro mil, noventa e oito reais e quarenta e dois centavos).

O requisito de ingresso na carreira de praças do Corpo de Bombeiros continua sendo os mesmos do último concurso, ou seja:

1. ser brasileiro;
2. possuir idoneidade moral;
3. estar quite com as obrigações eleitorais;
4. ter entre 18 e 30 anos de idade;
5. ter no mínimo o ensino médio de escolaridade;
6. ter altura mínima de 1,60m;
7. ter aptidão física;
8. ser aprovado em avaliação psicológica e toxicológica.

Confira o BGBM que prevê o início do curso de formação para o ano de 2019:








40 COMENTE AQUI !

Saudações,
Sobre o concurso da PMMG/Soldado que está para acontecer este ano, será aceito Cursos Sequenciais para ingresso na academia?

Balas

Se o curso Superior for reconhecido pelo MEC, sim.

Balas

Bom dia Thiago!
Se o curso sequencial for certificado por uma Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC será aceito sim.
Abraços,

Walyson Pinheiro

Balas

Bom dia!
O concurso ja foi aprovado pelo estado?

Balas

Bom dia Walyson Pinheiro. Gostaria de saber se essas 500 vagas para o CFSd CBMMG é um número confirmado já ou se é apenas uma expectativa de que seja esse número? Obrigado.

Balas

Boa tarde!
Foi sim. Agora é aguardar a contratação da Banca e a publicação do edital.
Abraços

Balas

As inscrições estão abertas até quando ?
Como faço para me escrever?

Balas

Tá escrito "ESCRIÇOES ABERTAS PARA O CONCURSO DO BOMBEIRO MG?" NÃO NE MEU AMIGO. Autorizado quer dizer Autorizado para realizar. Vai estudar que quando sair você vai ficar sabendo! Vamo ler galera, se estiver escrito "Vai morrer", tem gente que ainda pergunta se morre... Vai aparecer mais uns 100mil fazendo a mesma pergunta.

Balas

Bom dia Wesley!
As inscrições serão abertas conforme a previsão do edital. O edital ainda não foi publicado. Até o momento houve apenas a autorização para a realização do concurso público. O edital ainda deve demorar um pouco.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Bom dia,
Saberia me informar, se pelo fato de baixarem o nivel de exigência para nível médio de escolaridade, as matérias da prova serão baseadas nos editais anteriores ou no editais passados recentes?

Balas

No concurso de Bombeiros não houve alteração quanto a exigência do nível de escolaridade não. Continua sendo nível médio de escolaridade como era antes.

Balas

Com a possível mudança nos próximos concursos para o CBMMG quanto ao nível de escolaridade, é possível que para oficial seja cobrado direito e para soldado qualquer superior como na PM?

Balas

Quanto tempo mais ou menos deve levar para que publiquem o edital?

Balas

Sobre o concurso PMMG/Soldado ,só poderá concorrer os que tiverem ensino superior ou ensino médio também ?

Balas

Bom dia Ana Paula!
Existe um Projeto de Lei Complementar (PLC) 76/18, que prevê a mudança do requisito de escolaridade para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros (CFO BM), passando para o nível superior de escolaridade.

Para o ingresso como soldado do Corpo de Bombeiros continuará a exigência apenas do NÍVEL MÉDIO DE ESCOLARIDADE.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Bom dia Mara!

Para o ingresso como soldado da PMMG é exigido, PELO EDITAL, o nível superior de escolaridade.
A PM tem aceitado o curso sequencial como nível superior de escolaridade, conforme previsto na Lei nº 9394/96, em seu artigo 44, que estabelece que o curso sequencial é um curso de nível superior de escolaridade.

Caso você não tenha concluído o curso superior ainda o curso sequencial se torna uma opção, já que pode ser feito no período de 3 a 6 meses. Importante ressaltar que o curso sequencial somente é aceito se for certificado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pela MEC.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Bom dia, Walyson.

Há alguma previsão de qual curso superior será exigido para ingresso na corporação?

Balas

Se. Administrador, há uma previsão de data para publicação do edital para soldado do CBMMG.

Balas

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog, minha filha tem 1.59 altura, e possível ser aprovado na pm? se não,cabe recurso?

Balas

Caro amigo, a diferença de tamanho da sua filha é muito pequena, creio que seja mais fácil vc procurar um especialista que vai ajudar ela desenvolver na altura do que vc recorrer judicialmente. Existem atividades físicas que desenvolvem nessa questão.

Balas

Caro Administrador, Eu vi uma matéria postada em seu blog falando sobre uma jurisprudência que deu parecer favorável no ingresso pra PMMG aos 31 anos incompletos. O CBMMG Por se tratar do mesmo estatuto dos militares aceita também essa mesma questão da idade: Estou te fazendo essa pergunta pq faço 30 anos em Fevereiro de 2019 e imagino que o curso do CFSD-BM comece após Fevereiro devido seu edital ainda não ter sido publicado.Como que faço pra recorrer essa questão:

Balas
Este comentário foi removido pelo autor.

Bom dia Rocha!
Peça a sua filha para entrar em contato comigo no telefone (31) 98867-8505 - Whatsapp.
Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Bom dia Luciano!
Se a matrícula no curso de formação for posterior a data de seu aniversário aí realmente, CASO SUA MATRÍCULA SEJA INDEFERIDA PELA IDADE, você terá que entrar com uma ação judicial. A jurisprudência serve da mesma forma, pois como você mesmo disse "o estatuto é único" para as duas instituições (PM e BM).
Abraços,

Walyson Pinheiro
Adm. do Blog

Balas

Bom dia caro Leitor!
As 500 vagas foram confirmadas pela Assessoria do Bombeiro na Assembleia e faz parte do anexo da resolução que aprovou o concurso para 2019.
Apesar de não ter tido acesso ao anexo, as vagas foram confirmadas.
Abraços,
Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Boa noite Walyson Pinheiro eu vi a postagem no blog e fiquei muito interessada em fazer o concurso só que eu tenho uma dúvida queria te perguntar se no edital terá esclarecendo as matérias que seram pedidas e avaliadas nas provas do concurso pois não sei muito bem o que será cobrado nas provas . Obrigada !

Balas

Ola! Sabe informar se o conteúdo programático da prova será baseado nos concursos anteriores?

Balas

Gostaria de saber, que mesmo em ano de eleições, ainda assim pode ser publicado o edital do Cbmmg no segundo semestre?

Balas

Vai fazer 2 anos que me formei para Bombeiro civil e sempre me qualificando na área,meu sonho me forma para Soldado Do Bombeiro Militar. Irei fazera inscrição assim que sair.

Balas
Este comentário foi removido pelo autor.

Prezada Ana Clara Albino.
Sim, no edital estará esclarecido todas as matérias que serão pedidas e avaliadas, vai tentar para PMMG?
Boa sorte, se estiver com dúvidas, só entrar em contato! Shalom.

Balas

Sim, não existe nenhum respaldo de proibição na Lei.

Balas

Aonde e qdo fazer as inscrições para o concurso bombeiro militar MG

Balas

Boa tarde Ana!

O Edital traz todas as informações referentes ao concurso público, inclusive as matérias que serão cobradas na prova.

Sugiro que entre no site do Corpo de Bombeiros de minas Gerais e procure as provas anteriores, pois acredito que o próximo concurso cobre praticamente as mesmas matérias do concurso anterior.

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvidas, pode me chamar no whatsapp (31) 98867-8505.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Boa tarde Marcelo!

Como disse o amigo Daniel, não há vedação na Lei para a realizações de concursos em ano eleitoral. A única vedação que a lei faz referência é sobre a nomeação de novos servidores no período de 3 meses que antecedem o pleito eleitoral até a data da posse dos candidatos eleitos.

Tenho um artigo que explico melhor o assunto: http://www.policiapelaordem.com.br/2018/05/concursos-publicos-em-ano-eleitoral.html

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Boa tarde Gerson!

O local para fazer as inscrições (geralmente é pelo site), será informado no edital do concurso. O Edital ainda não saiu.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Adminsitrador do Blog

Balas

Boa noite
Como faço pra saber se essa autorização de fato ocorreu ?
Digo porque as vezes sai notícias desses sem ter Autorizado

Grande abraço

Balas

Bom dia Marcelo!
O documento que foi anexado na matéria (Resolução 792) é a prova de que o concurso foi autorizado, pois de outra forma o Corpo de Bombeiros não publicaria a Resolução prevendo o curso de formação.

Abraços,

Walyson Pinheiro
Administrador do Blog

Balas

Boa Tarde

Em relação a contratação da banca, já tem alguma informação?

Balas

Olá gostaria de saber se está previsto para sair o concurso para soldado da PM este ano ainda? Tenho uma dúvida. Eu tenho astigmatismo 3,5 e 2,0. Isso me reprovaria, voce pode me responder?

Balas

O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon