Cenário Político – Representantes da Classe nas Eleições 2018 - conheça alguns dos Pré-candidatos

A seis meses das Eleições 2018, que definirão nossos “novos” representantes no Poder Executivo Estadual e Federal (Governador e Presidente respectivamente), além dos representantes do Legislativo Estadual e Federal (Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores, respectivamente), o cenário político ainda está se formando, e apesar das incertezas, já podemos ter uma ideia daqueles que poderão concorrer a uma das vagas e os que tem chances reais (ao menos em tese) de serem eleitos.

Desde a greve de 1997, a Segurança Pública, em Minas Gerais, sempre teve representantes em alguns dos poderes, principalmente no Poder Legislativo, Estadual e Federal. Hoje, somos uma das classes mais bem representadas politicamente, ao menos em relação a quantidades de cadeiras ocupadas nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados, contando, só em Minas Gerais, com três deputados estaduais (Cabo Júlio, Sargento Rodrigues e Coronel Piccinini) e dois deputados federais (Sub. Tenente Gonzaga e Delegado Edson Moreira).

Apesar do atual desgaste da política, não podemos negar que se a classe não tivesse essa representação as coisas seriam ainda piores, e isso é fato! 

Estamos nos aproximando das eleições (pouco mais de 5 meses), e apesar de a escolha dos candidatos e a deliberação sobre coligações ocorrer apenas no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2018, com prazo máximo para os partidos requererem o registro da candidatura dos candidatos até o dia 15 de agosto, o cenário político começa a se formar com os prováveis nomes daqueles que já receberam o convite dos partidos e se consideram pré-candidatos.


Entre os nomes mais comentados nas redes sociais, como pré-candidatos ao cargo de Deputado Estadual, podemos destacar o nome de alguns já conhecidos como do atual Deputado Estadual Sargento Rodrigues (PTB) e do Deputado Cabo Júlio (MDB), porém, ao que tudo indica (anunciado pelo próprio Deputado nas redes sociais) o Deputado Cabo Júlio não concorrerá nas eleições desse ano (2018). Com a saída do Deputado Cabo Júlio da disputa, cresce a expectativa por um nome para substituí-lo na Assembleia Legislativa, já que a segurança pública tem possibilidade real de ter dois ou três representantes no legislativo estadual.


Na disputa para o preenchimento dessa vaga, para "repor a cadeira" deixada pelo Deputado Cabo Júlio, estão surgindo alguns nomes já conhecidos da tropa, como o da Blogueira Renata Pimenta (PRTB) e do militar da reserva e ex-diretor Jurídico da ASPRA, Cabo Berlinque Cantelmo (PHS), agora advogado militante. Além desses, um nome também conhecido, principalmente na região do Campo das Vertentes, é do atual vereador Cabo Zanola (PSC). Outros nomes também estão sendo comentados nas redes sociais, como o Coronel Machado, Capitão Leopoldo Vasconcelos, porém com divulgações ainda tímidas. 


Grande conhecida da tropa, a Blogueira Renata Pimenta tentará sua primeira eleição. O Cabo Berlinque Cantelmo, apesar de já ter histórico de envolvimento com a política, pois sempre foi um dos principais representantes da ASPRA (Diretor Jurídico) na defesa dos direitos dos servidores da segurança pública, participando de diversas reivindicações e discussões sobre a classe, também concorrerá pela primeira vez a um cargo político. Já o Cabo Zanola, é atualmente vereador na Câmara Municipal de São João Del Rei.


Na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados Federais, o principal nome, para a reeleição é do atual Deputado Federal Sub Tenente Gonzaga. Para uma segunda cadeira alguns nomes estão surgindo como pré-candidatos, entre eles o filho do Deputado Cabo Júlio, Bruno Júlio, que concorrerá a uma das cadeiras pelo PHS, apoiado pelo Prefeito Alexandre Kalil, também do PHS. Apesar de novo, Bruno Júlio apresenta um considerável curriculum na política, exercendo cargos importantes no Governo de Minas e no Governo Federal, chegando a ocupar o cargo de Secretário Nacional da Juventude do Governo de Michel Temer, em Brasília. Bruno Júlio apresenta discurso de defesa dos servidores da segurança pública com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos dos pai. Outro nome conhecido, principalmente entre os policiais militares que surge como pré-candidato é do ex-Comandante Geral da PMMG Cel Bianchinni.



Veja como os pré-candidatos têm se apresentado nas redes sociais:


Blogueira RENATA PIMENTA
BRUNO JÚLIO - FILHO DO DEPUTADO CABO JÚLIO
BERLINQUE CANTELMO

Veja o vídeo oficial, que circula na internet, do Cabo da Reserva, pré-candidato a Deputado Estadual, Berlinque Cantelmo:





Celebrando a parceria com a Citerol, sortearemos 1 conjunto do B1 entre nossos visitantes Policiais Militares. Para participar bastar preencher as informações abaixo!

* todos os campos são obrigatórios