Edital para soldado do Corpo de Bombeiros deverá sair em outubro e CFO PMMG sairá nas próximas semanas

Na última reunião da Comissão de Orçamento e finanças (COF), foi autorizado a convocação de 414 candidatos excedentes do Concurso de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais. Além de autorizar a convocação dos excedentes a COF sinalizou que autorizará a realização de novo concurso para soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG).

Para que seja autorizado o concurso de soldado do CBMMG a COF solicitou ao Comando da instituição o fornecimento de informações sobre a quantidade de Bombeiros Militares que se aposentaram esse ano (2017). O documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros deve ser encaminhado na próxima semana à COF. Essa foi a mesma exigência feita à PMMG para a autorização da convocação dos excedentes do concurso de soldado.

A expectativa é de que o edital para o concurso de soldado saia no mês de outubro desse ano, com previsão de 680 vagas, conforme solicitado pelo CBMMG. Porém, a quantidade de vagas poderá ser menor, caso o documento elaborado pelo CBMMG demonstre um número menor de bombeiros transferidos para a inatividade (aposentados) no ano de 2017. 

"Como o Estado encontra-se no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, só é permitido novas nomeações para a substituição de servidores que se aposentaram", esclareceu o Deputado Cabo Júlio, que está intermediando a autorização do concurso junto a COF. O Deputado Cabo Júlio é o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia e responsável pelas negociações de convocação de excedentes dos concursos de soldados da PMMG, de investigadores da PCMG e de agentes penitenciários. "Ao todo conseguimos a convocação de mais de 4.000 candidatos excedentes, que foram nomeados só nesse governo", informou o Parlamentar. 

Para o ingresso no Corpo de Bombeiros é exigido apenas o nível médio de escolaridade, com salário de R$ 4.098,43 (quatro mil e noventa e oito reais e quarenta e três centavos), após formado.

Além do edital para soldado do Corpo de Bombeiros, deve ser divulgado nas próximas semanas o Edital do Concurso para Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (CFO-PMMG). A previsão é de que sejam oferecidas 60 vagas. Para o ingresso como Oficial da PMMG é exigido o bacharelado em direito. A remuneração básica de 2º tenente é de R$8.874,60 (oito mil oitocentos e setenta e quatro reais e sessenta centavos).


24 COMENTE AQUI !

E o CFO BM? Vai sair junto com o CFSd?

Balas

Ai sim hein

Balas

Meeeu Deeus que notícia!

Balas

Fiquei pensando... acho pouco provável. Não é querendo desanimar amigo,até pq tem 3 anos que estudo pra esse concurso, e eu desanimei. Talvez saia o ano que vem. Quem sabe, vamos torcer!

Balas

Tivemos em 2016 tanto CFSd quando CFO do BM aqui em MG, chegou a fazer?

Balas

FIZ SIM IRMÃO, É O TERCEIRO OU QUARTO QUE TENTO. KKKKK O ÚLTIMO QUE ME SAI MELHOR.

Balas

Reza a lenda que o cfo da pmmg não sai esse ano por conta do limite com os gastos públicos.
Estão querendo colocar lá pra fevereiro

Balas
Este comentário foi removido pelo autor.

Esperemos!

Balas

Alguém tem alguma novidade a respeito do cfo cbmmg?

Balas

"a COF sinalizou que autorizará a realização de novo concurso para soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG)."
Pelo texto será somente para soldados. Até por quê, foram convocados 30 excedentes cfo cbmmg do ultimo concurso.

Balas

Faz sentido, mas que seria vacilo não ter por ter chamado os excedentes =/

Balas

Alguem sabe se as vagas vão ser por região ?

Balas

Nao deve ser nao

Balas

Que demora, não seria entregue esse documento em uma semana a contar da publicação desse artigo? Ja se foram duas semanas e nada de noticia, estou começando a achar que não tera esse concurso esse ano, ate por quê, o deputado Cabo Julio não comentou nada a respeito desse artigo.

Balas

Vira essa boca pra la, agouro.

Balas

Será que vai sair mesmo???????

Balas

Estou sendo realista, ainda mais com Estado que não esta dando conta de pagar direito os que estão na ativa, vai abrir concurso nessa crise? Eles vão e entrar em consenso com o pessoal, e falar sobre as dificuldades que se encontram, e com a admissão de mais servidores, talvez o estado não terá suporte para pagar o salario regularmente. Esse artigo pra mim, desde o inicio foi so ilusão. Mas Deus que nos ajude!!!

Balas

Acontece, que essas vagas por exemplo, corpo de bombeiros é pra começar o curso de formação em 2019. Mesmo que seja como uma tartaruga, o estado vem melhorando financeiramente

Balas

Bom, o prazo de validade desse concurso é de 30 dias prorrogável por igual período contados a partir da data da publicação do resultado final e convocação para matrícula, então se for chamar para fazer o curso de formação em 2019, não teria como, porque o prazo ja estaria encerrado. Onde você se informou que seria em 2019?

Balas

é pq funciona assim, por eemplo, o edital é lançado em 2017, as provas e as demais etapas ocorrem em 2018, e em 2019 vc fará a matricula, ou seja, o estado só terá gastos com novos servidores daqui à 2 anos, entendeu?

Balas

DIRETORIA DE ENSINO
SEÇÃO DE CONCURSOS
EDITAL CBMMG N. 03, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2015.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS AO CURSO DE FORMAÇÃO
DE SOLDADOS BOMBEIRO MILITAR DO QUADRO DE PRAÇAS COMBATENTES
(QP-BM) E PARA O QUADRO DE PRAÇAS ESPECIALISTAS – (QPE-BM) DO CORPO
DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, PARA O ANO DE 2017.

DIRETORIA DE ENSINO
SEÇÃO DE CONCURSOS
EDITAL CBMMG N. 03, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2015.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS AO CURSO DE FORMAÇÃO
DE SOLDADOS BOMBEIRO MILITAR DO QUADRO DE PRAÇAS COMBATENTES
(QP-BM) E PARA O QUADRO DE PRAÇAS ESPECIALISTAS – (QPE-BM) DO CORPO
DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, PARA O ANO DE 2017.



CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Data Atividade Local/ Responsável
04 janeiro de 2016 a 26 de fevereiro
de 2016 Período de inscrição
www.gestaodeconcursos.com.br
e unidades previstas nas alíneas
do item 5.3 deste edital
4 a 6 de janeiro de 2016 Período para requerimento de isenção da taxa
de inscrição Internet/ FUNDEP
27 de janeiro de 2016 Publicação do resultado da análise dos pedidos
de isenção
www.gestaodeconcursos.com.br
www.cbmmg.mg.gov.br
8 de março de 2016 Publicação das inscrições deferidas www.gestaodeconcursos.com.br
www.cbmmg.mg.gov.br
27 de março de 2016 Aplicação das provas da 1ª Fase FUNDEP
13 a 24 de março de 2017 Conferência de documentos Candidato/ CBMMG
29 de março de 2017 Início do Curso ABM

Balas

Entendi sim, realmente, ate por quê, no concurso passado como você exemplificou, o edital foi lançado em 2015 e o curso começou em 2017. Obrigada!

Balas

Que Deus nos abençoe!

Balas

O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon