Corpo de Bombeiros se prepara para realizar concurso para o preenchimento de 710 vagas ainda em 2017

Com o quadro defasado, principalmente pelo grande número de militares que estão sendo transferidos para a reserva remunerada (aposentadoria) temendo a reforma da previdência, o Corpo de Bombeiros solicitou à SEPLAG (Secretaria do Planejamento) a autorização para a realização de novo concurso público.

O Blog Polícia Pela Ordem teve acesso ao documento em que a Advocacia-Geral do Estado emitiu parecer favorável, com vistas a recomposição de efetivo, não encontrando obstáculo na Lei de Responsabilidade Fiscal, estando as convocações condicionadas à vacância de cargos na Corporação.

Ao todo serão ofertadas 680 vagas para o quadro de praças e 30 vagas para o quadro de oficiais (CFO). Importante ressaltar que todas as vagas ofertadas terão exigência apenas de nível médio de escolaridade, para um salário de R$ 4098,00 (quatro mil e noventa e oito reais), para o cargo de Soldado e R$ 8.874,59 (oito mil oitocentos e setenta e quatro reais e cinquenta e nove centavos), para o cargo de 2º Tenente. Além do ensino médio, outro requisito para o ingresso na carreira de Bombeiro Militar é ter de 18 a 30 anos de idade, comprovado à época da matrícula no curso de formação.


O Corpo de Bombeiros justificou a necessidade de reposição do efetivo como garantia na continuidade na prestação dos serviços, que são essenciais à população.