Audiência Pública na ALMG discutiu os cursos na PMMG em 2017 - Entre os assuntos, a regionalização do CEFS

O Blog Polícia PELA ORDEM acompanhou a audiência pública realizada na tarde de ontem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, que discutiu a Resolução 4.486/2016, que trata dos cursos na Polícia Militar para o ano de 2017.

A audiência pública foi convocada pelo Deputado Cabo Júlio a pedido dos Cabos da PM que entraram na polícia nos anos de 1998 e 1999.

Diferentemente dos anos anteriores, em que a PM realizou duas turmas do Curso Especial de Formação de Sargentos - CEFS, em que são convocados os cabos com 10 anos na graduação, há previsão de apenas uma turma para o ano de 2017, que começará em setembro e contemplará apenas os cabos promovidos até julho de 2009.

De acordo com os militares existem duas turmas de cabos que foram promovidos em 2009, uma turma promovida em abril e outra em setembro. Dessa forma, apenas os cabos promovidos em abril teriam direito a fazer o CEFS, sendo que os cabos promovidos em setembro do mesmo ano ficariam para o ano seguinte.

Após ouvir o Chefe da Seção de Recursos Humanos da PM, Ten. Ce. Osvaldo, os representantes das Associações Sgt Walter (CUME) e Sgt Arimatéria (CSCS) e os cabos das turmas de 1998, o Deputado Cabo Júlio propôs as seguintes medidas:
  • CEFS - Regionalizado;
  • Duas turmas do CEFS para o ano de 2017, sendo uma em abril e outra em setembro;
  • Possibilidade de parte do curso ser realizado à distância
Segundo o Parlamentar a solicitação dos Cabos é legítima, pois essa turma foi promovida à graduação de Cabo com quase onze anos de serviço e, ainda, o curso sendo regionalizado traria economia para os cofres públicos sem o pagamento da ajuda de custo que está atrasada desde o ano de 2015. 

O Deputado Cabo Júlio se comprometeu a reunir com o Comando da PMMG na próxima semana em busca do atendimento das reivindicações dos Cabos.




Celebrando a parceria com a Citerol, sortearemos 1 conjunto do B1 entre nossos visitantes Policiais Militares. Para participar bastar preencher as informações abaixo!

* todos os campos são obrigatórios