Tolerância Zero no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro agora sonha
Por: Walyson Pinheiro do Blog Polícia PELA ORDEM

A semelhança do que ocorreu em New York, nos EUA, o secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, tem adotado políticas criminais no Estado do Rio nos moldes do conhecido programa "Tolerância Zero". Isso, fez renascer a esperança de paz na Cidade Maravilhosa.

Implantada em New York, pelo então prefeito Rudolph Giuliani, a política criminal de "Tolerância Zero" trouxe a certeza de que com vontade política é possível mudar. Até a implantação da política criminal, New York era considerada uma cidade "perdida" pelos altos índices de criminalidade violenta.

A ideia central do programa era o endurecimento com os criminosos e de guerra ao crime, principalmente o crime organizado.

E deu certo. A política criminal conseguiu reduzir drasticamente os índices de criminalidade na cidade, tanto que foi copiada em Los Angeles, e também logrou êxito.

José Mariano Beltrame conquistou o Rio e todo o Brasil com seu empenho no combate a criminalidade. Em entrevista recente a Revista Época chegou a afirmar que não tem medo de morrer e que a única coisa que tira o seu sono é “o medo de não corresponder às expectativas dos jovens de comunidades carentes” onde foram implantadas as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora).

Após a implantação da UPPs as instituições responsáveis pela segurança pública no estado (Polícia Militar e Polícia Civil) passaram a gozar de maior prestígio junto a população carioca.

Diminuiu-se os espaços de atuação dos criminosos, que haviam criado nos morros cariocas uma espécie de "estado paralelo". Não havia a presença do Estado nas comunidades carentes. Agora é diferente.

Algo que parecia impossível (retomada dos morros) pois, sequer havia vontade política, agora se mostra uma realidade. Com as UPPs a Cidade maravilhosa passou a sonhar com a paz, principalmente nas favelas.



O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon