Trabalhadores aliciados em Minas são resgatados em Carvoaria de Goiás

Uma operação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou 19 trabalhadores que viviam em condições de trabalho análogas a de escravos na cidade de Itajá. Os homens foram levados para Goiás por “gatos”, que os aliciaram na cidade de Bom Despacho, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.

As ações para resgatar o grupo começaram na última semana e se encerraram nesta quarta-feira. Durante o período, a SRTE recebeu uma denúncia anônima e conseguiu chegar até os trabalhadores que estavam em duas carvoarias em uma fazenda da região. A propriedade é de um paulista, que teria alugado parte da área para um carvoeiro.

Os trabalhadores moravam em barracos de lona, em um local que não tinha água potável e instalações para banho. Eles faziam uma jornada de trabalho de 10 a 14 horas por dia e trabalhavam de chinelos, bermudas, e sem equipamentos de segurança.

Durante a operação, foram expedidos 31 autos de infração. A produtora de carvão e o dono da propriedade foram autuados e poderão responder a processo criminal com base no artigo 149 no Código Penal, que estabelece como crime “reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.

O proprietário da empresa produtora de carvão assumiu o pagamento das verbas rescisórias devidas aos trabalhadores e o custo do retorno deles para os estados de origem.
Fonte: Estado de Minas
Postado p/ Delta.


O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon