Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga inaugura Centro de Convivência


UBERLÂNDIA (09/09/11) - A partir desta sexta-feira (9), familiares que forem visitar os presos na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, terão um novo espaço para aguardar, de forma mais confortável, o horário de entrada. A unidade inaugurou o Centro de Recepção e Convivência, uma praça com playground, área arborizada e dois quiosques, um deles para abrigar os visitantes e o outro para servir de sala de aula para os detentos que trabalham na área externa da unidade através do projeto Cultivando a Liberdade.
Fonte: Agência Minas

A construção do novo espaço teve participação ativa, por meio de doações, de organizações da sociedade civil, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Uberlândia, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos próprios servidores da Penitenciária. O quiosque destinado aos visitantes tem bancos, mesas, bebedouro, banheiros e até um fraldário. O outro recebeu quadro e mesas de estudos, para ser utilizado pelos detentos que trabalham na plantação de verduras e hortaliças, em uma área de seis alqueires externa à unidade.
secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, lembrou que Minas Gerais é o estado que mais investe em segurança pública, tendo obtido, nos últimos anos, a maior queda dos índices de criminalidade do país e o maior aumento do número de vagas no sistema prisional. “Continuamos investindo no sistema, mas não basta investir em cimento, tijolos e contratação de agentes. É preciso investir na humanização do sistema, o que passa, também, pela humanização do tratamento das famílias”, afirmou.
Melhorias
De acordo com o diretor geral da penitenciária, coronel Flávio Lobato, melhorar a infraestrutura para os visitantes sempre foi uma preocupação da unidade. Em um primeiro momento, foi solicitado à Prefeitura de Uberlândia duas armações de concreto para pontos de ônibus. Posteriormente, foram instalados um banheiro de latão e um toldo junto ao alambrado, na entrada da unidade. Agora, o Centro de Recepção e Convivência. “Essa obra mostra o quanto é fundamental o engajamento do poder público com segmentos sociais para obter bons resultados”.
Cidadão honorário
Durante a solenidade de inauguração, o secretário Lafayette Andrada recebeu o título de Cidadão Honorário de Uberlândia, concedido pela Câmara Municipal, a partir da indicação dos vereadores Hélio Ferraz de Oliveira, Mastroiano de Mendonça Alves, Norberto Nunes e Ronaldo Alves.


O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon