Em agosto, BH terá mais 150 guardas municipais para multar

Além dos 23 novos radares já em operação em Belo Horizonte, motoristas da capital devem ficar mais atentos: a partir de agosto, mais 150 homens da Guarda Municipal vão estar nas ruas da cidade para multar, somando aos 115 existentes. Somente este ano, de janeiro a maio, foram 50. 665 autos de infração emitidos pela corporação, sendo que 26% estão relacionadas à falta da folha do rotativo. O batalhão que vem para engrossar o time da canetada, que chegará ao total de 265 em BH, faz parte da turma de 591 guardas que se formam hoje e se juntam ao efetivo de 1,8 mil agentes na cidade, totalizando 2.391 homens.

Capacitados para “educar o trânsito da cidade”, como defende a assessoria de comunicação da Guarda Municipal, os 2.391 agentes de BH também estarão prontos para atirar. A partir do segundo semestre deste ano, 350 deles poderão usar armas, sendo 300 revolveres calibre 38, e 50 unidades de pistola .380. A preferência é para aqueles que atuam em postos de saúde e escolas em áreas mais críticas .A corporação receberá 500 tasers (armas de choque não letais), fruto de um convênio com o Ministério da Justiça.

Ainda não há uma data definida de quando os guardas passam a usar as armas. De acordo com a Polícia Federal (PF), ainda falta a corporação cumprir algumas das exigências do convênio assinado pela PF e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), como, por exemplo, não foi repassado à polícia, os testes de capacidade técnica dos agentes que estão aptos a usar a arma. A PF não foi informada oficialmente sobre os aprovados.

BHTrans

Enquanto os guardas municipais ganham mais espaços pelas ruas e avenidas da cidade, autuando condutores infratores, a empresa que gerencia o trânsito na capital, proibida de multar desde o fim de 2009, vem amargando decisões judiciais para dar voltar a usar o bloquinho. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal em 2010 e, até então, a BHTrans aguarda uma decisão favorável a ela.

Luciane Evans -
Publicação: 29/06/2011 19:35 Atualização: 29/06/2011 20:29

Fonte: www.em.com.br


O formulário para comentários é publico, portanto seu conteúdo é de responsabilidade daqueles que postam. Os comentários aqui postados serão, assim que publicados, avaliados pelo administrador e se constatado de conteúdo impróprio ou que ofenda a moralidade ou os bons costumes será excluído.
Att,
Polícia PELA ORDEM

Emoticon